Agende sua consulta

Agende sua consulta de forma on-line. Lembrando: Telemedicina (segundas), Freguesia (terças), Tijuca (quintas). Para atendimentos domiciliares favor entrar em contato no (21) 99500-9304.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O que é a Terapia Ocupacional?

Uma terapia que faz fundamental diferença no tratamento de diversas doenças mentais, é a terapia ocupacional. Trago destaque aqui na utilidade da Terapia Ocupacional no tratamento de transtornos cognitivos em idosos, como o mal de Alzheimer. Nesses casos, a multidisciplinaridade, ou seja, a ação conjunta de vários profissionais, como médico, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, entre outros, faz fundamental diferença no tratamento desses pacientes.
Segue abaixo um texto escrito pela dra Simone Becho, terapeuta ocupacional da equipe que coordeno, sobre o que aborda a terapia ocupacional.

Terapia Ocupacional
É uma área do conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade.
Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento, sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado.
O Terapeuta Ocupacional compreende a Atividade Humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção e o Homem, como um ser práxico interferindo no cotidiano do usuário comprometido em suas funções práxicas objetivando alcançar uma melhor qualidade de vida.
As atividades do profissional estendem-se por diversos campos das Ciências de Saúde e Sociais. O terapeuta ocupacional avalia seu cliente para a obtenção do projeto terapêutico indicado; que deverá, resolutivamente, favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer.

Dra. Simone Becho de Campos
Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário